11 de dezembro de 2012

De onde vieram os esmaltes?

Se você assim como eu gosta muuito de esmaltes mas não faz ideia de onde eles surgiram e como são fabricados você PRECISA ler esse post :)

O surgimento
Não se sabe ao certo quem foram os primeiros a usar esmalte,os chineses utilizavam uma mistura feita de clara de ovo,cera de abelha e até gelatina.Eles esmagavam pétalas para obter uma coloração mais rosada ou avermelhada.Já os egípcios utilizavam Henna vermelha-amarronzada,usar isso era sinônimo de riqueza.
Em 600 a.c (Sim,600 anos antes de cristo já existia esmaltes,viu?hehe :) ) no tempo da dinastia Chou as mulheres da realeza usavam esmaltes de cores como prata,dourado e vermelho,já as mulheres de classe baixa tinham de se contentar em usar esmaltes clarinhos(Coitadas!)Quem fosse pega usando um esmalte escuro era executada(Ui) pois isso era considerado uma ofensa.Exagero,né?Imaginem isso nos dias de hoje,quem fosse pega usando vermelho seria morta,já imaginaram a catástrofe?hauhauauhuahau

Dados retirados de:http://tudosobreesmaltes.com/2009/09/05/a-historia-do-esmalte/

A Fabricação
Antes de colocar as máquinas pra trabalhar as empresas estão mais preocupadas com as passarelas.É delá que os profissionais começam a visualizar quais serão as cores que estarão em alta daqui a uns seis ou nove meses,em média.
Um esmalte é composto por substancias como solventes,resinas,plastificantes,aditivos e pigmentos.A resina é quem confere aderência e durabilidade ao esmalte.Os solventes diminuem a viscosidade do produto.
Já os nomes dos esmaltes vem de estudos com as consumidoras e as manicures.Antes de escolher um nome as empresas precisam checar se ele ainda não pertence a outro esmalte,se já pertencer o jeito é ter outra ideia!

Dados retirados de :Revista Atrevida número 201

E aí gente quem já sabia de alguma coisa sobre a história ou a fabricação dos esmaltes?Eu sou totalmente nova no assunto hauhauhau :)
Agora que já sabemos desde a invenção até a fabricação já podemos dizer que tanto gostamos quanto entendemos dos nossos valiosos vidrinhos hehe :)
Espero que tenham gostado!
Beijos

8 comentários:

  1. Eu sabia pouca coisa, como as unhas esmaltadas no Egito. Amei esse post. Muito bom mesmo.
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amanda vou te dar um dica, mas não fica brava comigo. Se você desativar a confirmação de palavras dos comentários facilita muito para gente que comenta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou Ká!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gente eu já desativei a confirmação de palavra,é que como eu sou a autora não preciso confirmar,então nem sabia da existencia delas!
    Agora já podem comentar a vontade :)
    Beijos,e obrigada pela dica Kátia :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu blog, está lindo!! Já virei seguidora!!
    Espero sua visita.. beijinhos!!

    www.rolamuito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada mesmo!
    Vou visitar jajá :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Amei esse post Amandinha, super interessante saber da onde vieram nossos queridinhos s2

    Beijos
    www.blogdosesmaltes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou Prii :)
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui com sua opinião, não se esqueça do respeito! Ah, nada de ''Seguindo, segue de volta?'' viu? Primeiro comente sobre a postagem, depois deixe essa mensagem. Deixe seu link para que eu possa te visitar também!
Beijos